Podemos encontrar muito material na internet sobre princípios de design, dicas de design, como fazer um design bem feito, entre outros. Mas nada disso adianta se não soubermos os princípios. Portanto, escolhi dois, dos meus livros favoritos para indicar. Sempre os utilizo para consultar, inspirar e relembrar o que é essencial para um design correto e agradável.

1. Novos fundamentos do design - Ellen Lupton e Jennifer Cole Phillips

Este livro relaciona os princípios e dá exemplos de aplicações, utilizando, maioria dos casos, exercícios feitos por estudantes de importantes escolas de design. Nele podemos adquirir noções essenciais para se fazer design e ver como os elementos podem ser usados de forma simples e eficaz. No livro estudamos sobre o ponto, a linha, as texturas, tipografia, uso das cores, fotomontagem, movimento, ritmo, etc.

É um livro muito interessante para quem está começando e é ótimo para ficar sempre à mão, pois é repleto de imagens de altíssima qualidade e pode ajudar muito naqueles momentos de vazio criativo.

Disponível nas principais livrarias online. Preço médio R$ 70

2. Grid: Construção e desconstrução - Timothy Samara

Fazendo uma dobradinha perfeita com o livro anterior, Grid: Construção e desconstrução é outro livro que não sai da minha mesa. Este livro é excelente para compreender melhor sobre o uso e o não uso dos grids. Ele ainda faz um breve histórico desta ferramenta e dos movimentos de design. Muito útil também para inspirar e auxiliar na criação.

Disponível nas principais livrarias online. Preço médio R$ 60

Ah e não se enganem, apesar de abordarem principalmente o design gráfico, as técnicas descritas tanto em Grid: Construção e Desconstrução, como em Novos fundamentos do design podem ser estendidas à criação web.