O trabalho principal de um web designer é projetar interfaces digitais. Assim como o designer gráfico organiza os elementos estéticos  na folha de papel, o web designer deve criar para web, e para as demais interfaces digitais, soluções criativas para tornar mais fácil e objetiva a transmissão de informações.

Ser web designer  é caminhar entre o físico e o virtual, logo é importante que se tenha domínio tanto das técnicas de design já consolidadas para os meios físicos, bem como entender um pouco sobre a tecnologia, e sobre as possibilidades proporcionadas por ela. Assim, observamos que esse profissional deve conhecer sobre cores, formas, tipografia, etc (ah, incluindo também o domínio dos softwares de criação, claro! ) e também ter noções das técnicas da criação virtual, tais como HTML, CSS, JavaScript, etc, pois assim ele poderá ter ciência da amplitude que suas soluções criativas poderão ter.

Um web designer deve ter sempre em mente que o seu objetivo será  tornar esse ambiente virtual, razoavelmente novo ainda, um ambiente mais profissional e interessante para quem passeia por ele.